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dc.contributor.authorPery, Vilson Pedro
dc.coverage.spatialRibeirão Pretopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-04T12:39:36Z
dc.date.available2025-02-04T12:39:36Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/489
dc.descriptionDespite the expressive list of rights provided for in the Federal Constitution of 1988, its effectiveness in favor of citizenship is still afinish line to be achieved. There are several obstacles that prevent the enjoyment of rights, procrastinating the concreteness of substantial access to justice. This research aims to show the existing public ombudsman system in agencies and entities, and its correlation with the Multidoor Justice system. The investigation begins by reporting the process of generational creation of rights, the structuring of the provision of public services, and highlighting the public ombudsman as a link for citizens to access public administration without mediation. Finally, it presents the functioning of the General Ombudsman of the State of Mato Grosso, its structure, legal attributions and some results achieved in the period 2020 and 2021. The method used is qualitative, with literature review, bibliographic research related to the topic, consultation of sources consistent in reports from official agencies such as the National Council of Justice and the Comptroller General of the State of Mato Grosso. Bizagi Process Modeler® and MaxQda® software were used for aesthetics and bibliometry. It is concluded that the public ombudsman provides services relevant to citizenship, facilitating social control and the continuous evaluation of public services, reducing the need to enter the judicial system to implement rights. The classification of a public ombudsman as an option for accessing justice is relevant, because it is recognized that it was given the aptitude of ombudsman, in defense of improving the provision of public service.pt_BR
dc.description.abstractEm que pese o expressivo rol de direitos previstos na Constituição Federal de 1988, sua efetividade em prol da cidadania ainda é uma meta a ser alcançada. Diversos são os empecilhos que impedem a fruição de direitos, procrastinando a concretude do acesso substancial à justiça. Esta pesquisa tem por objetivo mostrar o sistema de ouvidorias públicas existentes nos órgãos e entidades, e sua correlação com o sistema de Justiça Multiportas. A investigação começa reportando o processo de criação geracional de direitos, a estruturação da prestação de serviços públicos, e evidenciando a ouvidoria pública como link de acesso do cidadão à Administração pública sem mediação. Por fim apresenta o funcionamento da Ouvidoria Geral do Estado de Mato Grosso, sua estrutura, atribuições legais e alguns resultados alcançados no período de 2020 e 2021. O método utilizado é qualitativo, com revisão de literatura, pesquisa bibliográfica relacionada ao tema, consulta a fontes secundárias consistentes em relatórios de agências oficiais como o Conselho Nacional de Justiça e Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso. Utilizou-se os softwares Bizagi Process Modeler® e Atlas.ti® para estética e bibliometria. Conclui-se que a ouvidoria pública presta serviços relevantes à cidadania, facilitando o controle social e a avaliação contínua dos serviços públicos, diminuindo a necessidade de ingresso ao sistema judicial para concretização de direitos. A classificação de uma ouvidoria pública como opção de acesso à justiça é relevante, porque se reconhece que a ela foi atribuída a aptidão de ombudsman, em defesa da melhora na prestação de serviço público.pt_BR
dc.format.extent128 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleSistema de múltiplas portas e acesso à justiça: as ouvidorias públicas na prevenção, solução e tratamento de conflitospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorSilva, Juvêncio Borges


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