Cidadania cultural e educação e educação formal nas comunidades indígenas Enawenê Nawê de Juína/MT
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar se a educação formal oferecida pelo Sistema Público de Ensino para as comunidades indígenas sediadas em Juína - MT atende às demandas das particularidades da vida cotidiana indígena. Considerando objetivos específicos, analisou-se o contexto histórico e social que permeia a realidade indígena sob o macro e micro contexto, tendo como foco a região de Juína um município do Mato Grosso-MT. Além disso, as comunidades indígenas, sob a ótica dos povos tradicionais, ocupam um lugar de referência na história, não só para a população mato-grossense, mas também para os demais habitantes do Brasil que ainda hoje se empenham em garantir uma educação sistematizada que leve em conta a história indígena , memória e tradições. A Educação Pública, objeto da presente investigação, do ponto de vista de um direito social dos povos indígenas, só foi possível após o processo de redemocratização iniciado após a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, quando a sociedade civil organizada e os povos indígenas intensificaram a luta pelos direitos de cidadania, buscando resguardar o direito à preservação de sua cultura e identidade. Esta investigação foi legitimada pela contribuição científica gerada pelo modo de vida indígena, considerando que essa população constitui um modelo único de sociedade e correlação social. Além disso, os indígenas mantêm sua cultura, identidade e tradições, o que justifica a investigação de como e em que medida a educação formal caminha para preservar e garantir a preservação do exercício da cidadania cultural indígena, que é o desenvolvimento de sua cultura nativa, com foco no direito do cidadão desenvolver um trabalho criativo. Do ponto de vista metodológico, a investigação realizada compreendeu um estudo exploratório, indutivo e qualitativo, baseado em dados bibliográficos e documentais e na observação do modo de vida da comunidade indígena investigada. Por fim, foi possível constatar que os indígenas se constituem em atores sociais cujo processo de organização, do ponto de vista social, cultural, educacional e econômico, inicia-se espontaneamente. Foi possível observar que os indígenas do Mato Grosso, Brasil, têm uma trajetória de vida marcada por dificuldades e que ainda resta um longo caminho a ser trilhado a fim de que a educação formal possa responder às questões requeridas pela comunidade em questão, preservando sua cidadania cultural. É a história de homens e mulheres que são nossos iguais, a história de cidadãos comuns que merece ser relatada, problematizada como afirma Michel de Certeau (1998). Ou ainda nas palavras de Michelle Perrot (2007), a história da comunidade marginalizada, de pessoas cuja história é marcada pela falta de acesso à educação. Na comunidade indígena Enewenê Nawê na região de Juína - MT, os indígenas não desistem de lutar por melhores condições de educação em busca de melhor qualidade de vida e também pela continuidade de sua história, memória, identidade e tradições, transferidas de geração em geração, o que garante a longevidade de seu povo e a continuidade de sua etnia.
Coleções
- Mestrado em Direito [135]