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dc.contributor.authorCurciolli, Lívia Neves Malta
dc.coverage.spatialRibeirão Pretopt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T18:11:18Z
dc.date.available2025-05-06T18:11:18Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/531
dc.description.abstractO propósito desta dissertação é compreender o papel do movimento social LGBTI+ e a importância da educação escolar crítica na construção de uma convivência social pacífica entre as diversidades, notadamente a diversidade sexual. Trata-se de análise teórica que utilizou como metodologia científica a pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura. A crescente onda conservadora que ocupa o cenário político mundial tem evidenciado preconceitos e reforçado a intolerância às diferenças. Ademais disso, a sociedade em rede, permeada pela troca constante e rápida de informações, contribui para a difusão de toda a sorte de notícias que favoreçam os polos em que se divide a sociedade atual: a direita e a esquerda, os conservadores e os progressistas, os religiosos e os agnósticos ou tantos outros cujas denominações carregam as mesmas matrizes. No Brasil, a ascensão conservadora ao poder veio acompanhada de enorme intolerância e redução de liberdades aos que ainda ousam se identificar como grupos minoritários. Dentre estes, a comunidade LGBTI+ é um dos grupos que sofre pesadamente os ataques físicos e morais dos governistas e pretensos defensores de uma moral torta. Notícias falsas – ou “fake news" – ganharam espaço nas redes sociais e convencem a população de que os opositores pretendem usar de políticas públicas para desviar o comportamento das crianças e dos adolescentes rumo ao umbral da homossexualidade. Para avaliar esse cenário, utilizou-se do supedâneo teórico da sociologia da educação de Émile Durkheim, além da educação transformadora de Paulo Freire para compreender o modo como a propagação de “fake news” homofóbicas representa um entrave à superação do preconceito e à aceitação da diversidade sexual e de gênero no ambiente escolar. Finalmente, a conclusão da revisão de literatura parece indicar que tal ambiente, por reproduzir os diversos universos existentes na sociedade, seria o ideal para o aprendizado da tolerância e que, por isso, deveria oferecer segurança à manifestação livre das sexualidades dissidentes.pt_BR
dc.format.extent102 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrientação sexualpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectMinorias sexuais - Discriminaçãopt_BR
dc.titleCidadania e diversidade sexual: a educação no ambiente escolar como ferramenta para a superação do paradigma do preconceitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorTárrega, Maria Cristina Vidotte Blanco


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