Práticas da educação ambiental : um mapeamento em Instituições de Ensino Superior do Estado de Rondônia
Resumo
A Amazônia Legal enfrenta desafios de desmatamento, especialmente em Rondônia, que perdeu 35% de sua área entre 1985 e 2021. A Educação Ambiental (EA) desde a década de 1950 ganhou importância devido as pressões sociais e políticas governamentais preocupadas com o futuro do planeta e seus recursos. No Brasil, a Lei nº 9.795/99 definiu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e a Resolução CNE/CP nº 2/2012 criou as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental (DCNEA), evidenciando a preocupação com o meio ambiente, como indicador da formação cidadã, no escopo das Instituições de Ensino Superior (IES). O Objetivo desse trabalho foi identificar as práticas de EA nas IES do Estado de RO. Por meio de uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa, foram abordadas por levantamento via websites e análise documental as 21 IES do Estado. Foi criado modelo de classificação das IES quanto ás práticas de EA para construção do mapeamento com 10 indicadores obtidos da revisão bibliográfica. Identificou-se 7 IES com práticas inexistentes em EA, 13 emergentes e, apenas, uma desenvolvida, muito aquém do que deveriam estar; considerando o contexto do Estado e o histórico de desmatamento. Apenas uma IES apresentou ações ou programas ligados a EA com foco no combate ao desmatamento e aos ODS. Apenas o indicador 2 - conexão entre os saberes teóricos e as práticas socioambientais, obteve escore mínimo. O indicador 10 - ações que transcendem as DCN considerando as práticas obteve escore zero, apontando que não existe inovação evidenciada em EA por parte das IES. Os dados históricos apontaram que a evolução do número de IES no Estado frente a evolução do desmatamento, é linear, trazendo reflexões sobre a função das IES como agente de mudança.