O ensino do empreendedorismo: um estudo de caso nas áreas da saúde, exatas e humanas em instituições de ensino superior do interior paulista
Resumo
O fenômeno do empreendedorismo vem sendo alvo de muitos estudos e pesquisas no Brasil e no mundo, devido à sua importância para o crescimento econômico e para o desenvolvimento social. Cada vez mais, os países investem na promoção da cultura empreendedora desde cedo na educação dos jovens, visando um aumento dessa atividade na sociedade. Neste contexto, o ensino universitário aparece como propício ao desenvolvimento do conhecimento e das habilidades envolvidas no ato de empreender. Este estudo buscou avaliar cursos da área da saúde, exatas e humanas da cidade de Ribeirão Preto com relação ao ensino do empreendedorismo. Para isso, foi levantado quais os cursos que possuíam disciplinas a respeito do empreendedorismo na matriz curricular e, nos cursos encontrados, foi avaliada a forma como essa educação empreendedora vinha sendo feita, bem como a percepção que os alunos, docentes e coordenadores tinham sobre sua eficácia. Este se tratou de um estudo de caso exploratório, cuja análise foi feita de forma qualiquantitativa. A coleta de dados junto à amostra dividiu-se em dois momentos: no primeiro momento, a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com os docentes que ministram as disciplinas de empreendedorismo e com coordenadores destes cursos; e, no segundo momento, com os alunos, a coleta foi feita por meio de instrumentos validados que visavam avaliar o perfil empreendedor e as habilidades envolvidas nessa atividade, além de um questionário que levantava informações sobre a percepção destes alunos com relação à educação empreendedora recebida. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas, mediante autorização, e os dados levantados foram analisados e interpretados de forma qualitativa e quantitativa. Foram entrevistadas 10 pessoas, e 57 alunos responderam aos questionários. Após a análise dos dados, foi encontrado apenas um curso, dentre oito investigados, com uma proposta de educação empreendedora que de fato foi considerada como eficiente, por conseguir desenvolver o empreendedorismo nos alunos. Os outros cursos evidenciaram ainda uma falta de maturidade nas práticas de ensino, pois desenvolvem, em sua maioria, conceitos sobre empreendedorismo, e não as capacidades necessárias para o desenvolvimento desta atividade. Além disso, não foram encontrados cursos da área da saúde que possuíssem disciplinas de empreendedorismo, e poucos cursos na área das ciências humanas, evidenciando uma deficiência na educação empreendedora nestas áreas profissionais. Na conclusão deste trabalho, destaca-se o empreendedorismo enquanto uma atividade promotora do desenvolvimento da sociedade, e foram sugeridas possibilidades de pesquisas a serem realizadas no futuro.