Conhecimento de estudantes de uma Instituição de Ensino Superior privada do Vale do Jamari - Ariquemes/RO relativo à educação financeira
Resumo
Diante do atual momento financeiro e econômico que a sociedade brasileira tem vivenciado, notam-se as dificuldades encontradas nas pessoas ao falar sobre administração de seus recursos financeiros, tendo em vista que muitas destas não possuem conhecimento sobre Educação Financeira. Considerando o impacto cotidiano causado pela ausência do planejamento financeiro, este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento dos estudantes de uma Instituição de Ensino Superior privada do Vale do Jamari referente à educação financeira. Diante do pressuposto, foi realizado um estudo descritivo com abordagem quantitativa, por meio de um formulário eletrônico – Google Forms, abordando questões sobre perfil socioeconômico e demográfico e educação financeira, utilizando a Escala Likert. Destaca-se que o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) sob o CAAE nº. 64579822.9.0000.5498. O tamanho da amostra foi de 323 (trezentos e vinte e três) participantes. O público-alvo predominante no estudo foi feminino, solteiro, na faixa etária entre 21 e 30 anos, estudantes do 2º período da área de Ciências Sociais Aplicadas (Administração e Ciências Contábeis), provenientes do ensino público, residindo com duas ou três pessoas no mesmo domicílio, e são trabalhadores com fonte de renda que gira em torno de três salários mínimos. As relações entre as variáveis permitiram conhecer especialmente que existe maior adesão a atitudes positivas de comportamento financeiro entre os participantes com idade entre 20 e 31 anos; separado judicialmente/divorciado; e que trabalham. Diante deste contexto, sugere-se a realização de estudos para investigar o conhecimento sobre educação financeira entre acadêmicos, de todas as áreas do saber, bem como as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino para suprir esta demanda.