Uma avaliação sobre a influência da sustentabilidade ambiental na marca país Brasil
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Data
2024Orientador
Autor
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A marca de um país serve para evocar, quando bem trabalhados, atributos positivos sobre tal nação, e consolida-se como ferramenta estratégica para implementação do soft power como elemento de projeção de uma imagem forte para ampliar a atração de capital e para sedimentar novos relacionamentos comerciais de forma duradoura. Para tanto, a sustentabilidade ambiental emerge como condição internacional de diferenciação dos países, cujo valor é reconhecido por instituições e pela sociedade em geral. Nesse sentido, essa pesquisa investigou se as práticas relativas à sustentabilidade ambiental no Brasil influenciam a construção e consolidação da marca-país Brasil. A metodologia utilizada foi a bibliográfica e exploratória, e os dados foram coletados por meio da revisão de literatura em um desk research. Para se coletar e se operacionalizar os dados, usou-se o software MAXQDA®, o qual permitiu analisar o conteúdo das fontes no referente tanto da sustentabilidade ambiental quanto dos aspectos fundamentais da marca-país Brasil. Quanto aos resultados, demonstrou-se que, embora o Brasil tenha
condições de associar sua imagem com elementos de sustentabilidade ambiental, o que existe, em verdade, é um desalinhamento e distanciamento entre as práticas realizadas pelos setores público e privado no que tange à sustentabilidade ambiental e aquilo que se esperava ou se poderia realizar em relação à construção da marca-país Brasil. Os resultados sugerem, portanto, a falta de estratégias integradas, evidenciando tanto dificuldades quanto oportunidades para a implementação de uma marca-país conectada aos princípios de sustentabilidade ambiental. Estes resultados oferecem elementos para um debate relevante sobre o fortalecimento da marca-país Brasil por meio de práticas sustentáveis.