A educação financeira como estratégia para gestão financeira pessoal e melhor qualidade de vida dos jovens
Resumo
O presente estudo compreende o tema da educação financeira, bem como sua contribuição para finanças pessoais, consumo consciente, sustentabilidade e melhor qualidade de vida dos jovens. O objetivo foi analisar como a educação financeira pode contribuir para uma consciência de gestão financeira pessoal e melhor qualidade de vida dos alunos envolvidos na pesquisa. Foi proposto, como objeto de aprendizagem, uma animação audiovisual para auxiliar na compreensão do tema, com o intuito de promover a reflexão e despertar o interesse dos jovens que ingressam no mercado de trabalho, iniciando atividades remuneradas, e que necessitam de informações e orientações para transitar de forma segura na realidade financeira na qual serão inseridos. Classifica-se esta pesquisa como exploratória-descritiva, de abordagem quali-quantitativa. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários aos jovens. O primeiro deles teve o objetivo de compreender as características sociodemográficas e conhecimento prévio dos alunos sobre o tema da educação financeira. O segundo questionário objetivou avaliar a percepção dos jovens através do objeto de aprendizagem. Os dados foram analisados empregando estatística descritiva, como frequência e desvio padrão, e por meio da análise de livre interpretação, de modo a verificar como a educação financeira pode contribuir para melhorar a qualidade de vida dos jovens e os estimular a realizar escolhas conscientes de consumo, considerando suas consequências para o planeta. Esta pesquisa justifica a importância da discussão crítica-reflexiva do tema da educação financeira junto aos jovens.