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dc.contributor.authorRibeiro, Priscilla Maria Bonini
dc.coverage.spatialUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERPpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-22T18:11:17Z
dc.date.available2021-04-22T18:11:17Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/359
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo central desenvolver novo método de Educação Ambiental baseado em metodologias ativas, integrando de forma dinâmica o ensino teórico à prática diária, tendo como objeto de estudo a gestão ambiental da Ilha dos Arvoredos, localizada na cidade Guarujá-S.P. Este projeto de pesquisa vem ao encontro da missão estatutária da Fundação Fernando Eduardo Lee, que promove estudos e realização de pesquisa científica. Como parâmetro de estudo, utilizou-se método de observação, levantamento de dados históricos, mapeamento da ilha, e foi analisada a percepção dos colaboradores e funcionários da Ilha dos Arvoredos sobre conhecimento acerca da educação ambiental bem como identificação de resíduos sólidos gerados e forma de destinação dos resíduos. Dentre os objetivos do estudo estão caracterizar os aspectos físico-químico dos recursos hídricos e de solo da Ilha dos Arvoredos, desenvolver um aplicativo para celular para a plataforma Android tendo como finalidade um caminho guiado na Ilha dos Arvoredos e o desenvolvimento dos kits para as análises química do solo e da água e do projeto arquitetônico das salas e laboratórios. Dentre os primeiros resultados dos aspectos físico-químico dos recursos hídricos das amostras coletadas em 2018 e 2019, identificamos a presença de coliformes totais e fecais na água do reservatório da casa principal e também a presença desses microrganismos na água da pia da cozinha. Os demais parâmetros avaliados estão dentro dos limites desejáveis, segundo a legislação, para a água de consumo. E em relação à concentração de nutrientes presentes no solo e na compostagem, estas se apresentaram abaixo do apropriado, com exceção do fósforo, para a utilização da mesma como fertilizante orgânico para o crescimento de plantas, sendo necessária para a melhoria do mesmo a adição de outras fontes de substratos alternativos, que possam contribuir para um aumento na concentração dos nutrientes. O modelo alternativo de Educação Ambiental envolve Metodologias Ativas e foi dividido em duas etapas, sendo a primeira desenvolvida no receptivo localizado na praia de Pernambuco-Guarujá-SP e a segunda na Ilha dos Arvoredos. A 1ª Etapa prepara o visitante/educando para um aproveitamento adequado durante toda a visitação envolvendo chegada do visitante/educando e orientação quanto ao trajeto à Ilha dos Arvoredos; recebimento e cadastro do passaporte; recebimento do equipamento de segurança; acesso ao aplicativo de visitação guiada para celular; sessão de vídeo com histórico da Ilha dos Arvoredos; travessia marítima. A 2ª etapa acontece no Laboratório de Análises Química, localizado na Ilha dos Arvoredos, para desenvolver as análises para a caracterização da água como pH, turbidez e de cloro residual livre, e para a caracterização do solo, serão realizadas análises de pH CaCl2 e de H+Al. Espera-se que a utilização do novo modelo de Educação ambiental possa potencializar o aprendizado do visitante/educando de maneira mais dinâmica, estimulando-o a ser protagonista neste processo.pt_BR
dc.format.extent155 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEngenharia ambientalpt_BR
dc.titleModelo de educação ambiental visando a gestão de sustentabilidade ambiental através de metodologias ativas da Ilha dos Arvoredos na cidade do Guarujá - SPpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Luciana Rezende Alves de


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