Show simple item record

dc.contributor.authorVieira, Andréa Freiria
dc.coverage.spatialUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERPpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-07T20:01:49Z
dc.date.available2021-04-07T20:01:49Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/316
dc.description.abstractA Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um relevante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo ainda um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Com a designação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuarem nos espaços de prevenção de doenças e promoção de saúde evidenciou-se a necessidade de capacitar esse agente de mudanças, preferencialmente, em serviço, para o atendimento à comunidade visando diminuir os riscos de acometimento por essa doença. Nessa direção, o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino-aprendizagem encontra o seu lugar nesse cenário pedagógico. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia de um curso de formação permanente de ACS no Município de Ribeirão Preto-SP, sobre hipertensão arterial, utilizando-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e metodologias ativas de aprendizagem. É um estudo direcionado aos ACS do Distrito Leste da cidade de Ribeirão Preto, englobando todas as Unidades de Saúde que compõem o Programa de Agentes Comunitários de Saúde do referido Distrito. Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado aos participantes um instrumento para avaliar o conhecimento pré e pós-capacitação, por meio da metodologia selecionada. O curso de formação permanente foi realizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando-se vídeo para a fundamentação teórica, por meio de material didático e sítios recomendados. Em dois encontros realizaram-se a avaliação formativa e a aplicação dos instrumentos. Os resultados demonstraram que houve aprendizado quando considerado o desempenho dos ACS, pré e pós-capacitação. A análise qualiquantitativa utilizada no estudo permitiu a aproximação das percepções dos ACS acerca das informações referentes à amostra e ao tema. O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no processo ensino-aprendizagem foi efetivo para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.pt_BR
dc.format.extent137 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAgentes comunitários de saúdept_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleFormação permanente de agentes comunitários de saúde em hipertensão arterial utilizando ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Sidnéia da


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record



UNAERP
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons