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dc.contributor.authorVieira, Andréa Freiria
dc.coverage.spatialUniversidade de Ribeirão Preto - UNAERPpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-07T20:01:49Z
dc.date.available2021-04-07T20:01:49Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/316
dc.description.abstractA Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um relevante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo ainda um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Com a designação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuarem nos espaços de prevenção de doenças e promoção de saúde evidenciou-se a necessidade de capacitar esse agente de mudanças, preferencialmente, em serviço, para o atendimento à comunidade visando diminuir os riscos de acometimento por essa doença. Nessa direção, o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino-aprendizagem encontra o seu lugar nesse cenário pedagógico. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia de um curso de formação permanente de ACS no Município de Ribeirão Preto-SP, sobre hipertensão arterial, utilizando-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e metodologias ativas de aprendizagem. É um estudo direcionado aos ACS do Distrito Leste da cidade de Ribeirão Preto, englobando todas as Unidades de Saúde que compõem o Programa de Agentes Comunitários de Saúde do referido Distrito. Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado aos participantes um instrumento para avaliar o conhecimento pré e pós-capacitação, por meio da metodologia selecionada. O curso de formação permanente foi realizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando-se vídeo para a fundamentação teórica, por meio de material didático e sítios recomendados. Em dois encontros realizaram-se a avaliação formativa e a aplicação dos instrumentos. Os resultados demonstraram que houve aprendizado quando considerado o desempenho dos ACS, pré e pós-capacitação. A análise qualiquantitativa utilizada no estudo permitiu a aproximação das percepções dos ACS acerca das informações referentes à amostra e ao tema. O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no processo ensino-aprendizagem foi efetivo para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.pt_BR
dc.format.extent137 f.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAgentes comunitários de saúdept_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleFormação permanente de agentes comunitários de saúde em hipertensão arterial utilizando ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Sidnéia da


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