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dc.contributor.authorPereira, João Paulopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:25:04Z
dc.date.available2021-02-14T00:25:04Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/235
dc.description.abstractEm muitas licitações de obras de saneamento básico no Brasil ocorrem falhas e inconformidades, comprometendo a seleção de uma empresa para e execução da obra. Mesmo nos casos em que uma empresa é selecionada, o processo licitatório pode ter se desenvolvido com um planejamento inadequado, o que pode resultar em atraso, paralisia ou comprometimento da finalização de uma obra pública. Por isso o planejamento e a condução dos trâmites das fases Preliminar e Interna de uma licitação é de extrema importância, justificando a necessidade de uma ferramenta digital que permita minimizar os erros e paralisações dos processos licitatórios, bem como depois, para que as obras não sejam comprometidas pela falta de planejamento. O trabalho teve como objetivo desenvolver uma ferramenta digital para checagem de documentação, em suas etapas Preliminar e Interna, visando a publicação de licitações de obras de engenharia na área de saneamento básico. Para a criação da ferramenta, foi elaborada uma metodologia, como forma de planejamento, para estruturar como a ferramenta digital deveria funcionar. Após o planejamento, foi elaborado um protótipo que posteriormente foi transformado em uma ferramenta digital, utilizando a tecnologia da informação, sendo desenvolvida na linguagem de programação PHP. A ferramenta digital foi nomeada de LicitaScan. Ela permite aos usuários uma checagem do processo licitatório, por meio de um Check-List, com vinte e nove perguntas com itens fundamentais de uma licitação. Após a checagem, é emitido um relatório com um retorno para os usuários, apontando possíveis inconsistências no processo e como ele deve fazer para solucionar os problemas identificados. Esta checagem é de extrema importância, pois auxilia na identificação de irregularidades, dando condições de correções antes da publicação do edital da licitação, trazendo maior assertividade no processo licitatório e maior efetividade dos investimentos. O LicitaScan também disponibiliza a possibilidade de solicitação de revisão de documentos para diversos tipos de profissionais, como por exemplo consultores, especialistas, superiores imediatos, outros profissionais da área de licitação entre outros. Esta checagem por outros profissionais é fundamental para a composição do processo licitatório, pois trata-se da possibilidade de uma equipe multidisciplinar checar todos os documentos que serão encaminhados para a licitação, aumentando a possibilidade de sua eficiência e sucesso. Foi realizada uma pesquisa com os usuários que, em linhas gerais, relataram que a ferramenta é útil e prática para utilização nos processos de contratações de obras na área de saneamento básico. Também foi relatado pelos usuários a possibilidade de expansão para checagem de outros tipos de licitação, como por exemplo aquisição de materiais e contratação de serviços.
dc.relation.ispartofDoutorado em Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de ferramenta digital “LicitaScan” para checagem de documentação em licitações de obras de engenharia na área de saneamento básicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorNovaes, Luciano Farias dept_BR
dc.identifier.codacervo149858pt_BR
dc.identifier.filename000008a5.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000008/000008a5.pdfpt_BR


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