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dc.contributor.authorNascimento, Douglas Pereira dopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:57Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:57Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/215
dc.description.abstractFalar sobre sexualidade no ambiente escolar e debater a relação existente entre sexualidade e educação não é algo que cabe apenas à família fazer. Esse é um tema polêmico que causa alguns questionamentos tanto nas famílias quanto nas instituições escolares. No âmbito escolar, estes questionamentos, muitas vezes empregados até mesmo por docentes, parecem funcionar como artifícios e justificativas para não abordar o tema em sala de aula, silenciando-o. Esta dissertação resultou de uma pesquisa realizada com o objetivo principal analisar como a educação sexual vem sendo desenvolvida pelos gestores escolares nas escolas municipais da cidade de Ariquemes, interior do estado de Rondônia, tendo como objetivos específicos: conhecer propostas e projetos relacionados à educação sexual desenvolvidos nas escolas; verificar como o tema transversal da sexualidade está inserido no currículo escolar e identificar os significados dados à educação sexual pelos gestores. Tendo em vista que essa temática é considerada pelo Ministério da Educação (MEC) como um tema transversal e deve ser trabalhada em todas as vertentes possíveis, buscando conhecer as propostas e projetos contidos na escola que contemplem a Educação Sexual (EDS), verificando, como a mesma está inserida no currículo escolar. Partindo disso, é ilustrado o percurso que a Educação Sexual teve, desde o movimento higienista na educação até os dias atuais, como também a importância do desenvolvimento aa educação em saúde no meio escolar e o papel da escola frente ao desenvolvimento da EDS. Foi realizado uma pesquisa descritiva e exploratória, que parte de uma abordagem qualitativa, por meio da qual foi aplicado um questionário aberto aos indivíduos envolvidos neste estudo. Assim o método de análise utilizado foi análise de discurso. Com base nos discursos dos gestores escolares verificou-se a necessidade da aplicação desta temática na escola, contudo, estes sentem desqualificados e transferem esta responsabilidade aos profissionais da saúde, através de parcerias. Assim, a formação/qualificação/preparação docente se torna algo urgente a ser desenvolvido para que sejam atingidos os objetivos da Educação Sexual.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleA atuação dos diretores escolares da rede municipal de ensino de ariquemes-ro frente à educação sexualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorMonte-Serrat, Dionésia Mottapt_BR
dc.identifier.codacervo149798pt_BR
dc.identifier.filename0000082f.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000008/0000082f.pdfpt_BR


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