Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Antonio Fernando de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:55Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:55Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/209
dc.description.abstractConsiderando o que defendem diversos estudiosos da área de educação compartilhamos que o ser humano deve ser idealizado como um ser histórico, devendo preceder no processo ensino-aprendizagem uma reflexão que produza no educando a capacidade de provocar mudanças em sua realidade social. Assim, acreditamos que ensinar é estimular a busca pelo conhecimento, em uma dinâmica em que educador e educando aprendem e ensinam, a partir de suas experiências de vida, de forma recíproca. Nessa lógica, apontamos para o uso do Arco de Maguerez que se constitui em uma metodologia baseada em problemas que busca instigar o educando a ter postura ativa em seu processo ensino aprendizagem. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualiquantitativa que teve como objetivo geral avaliar o uso do Arco de Maguerez no processo ensino-aprendizagem na formação de técnicos em Enfermagem, sob a ótica do educando. A pesquisa ocorreu em uma Instituição de ensino do interior de São Paulo, com 106 estudantes regularmente matriculados no Curso de Técnico em Enfermagem; foi aplicado aos participantes um instrumento, previamente validado, composto de dados de identificação e questões abertas sobre o tema pesquisado. Dos resultados quantitativos, a pesquisa contou com 106 participantes, com idades entre 18 e 45 anos, sendo 85% do sexo feminino e 15% masculino, a maioria (41%) cursava o 1º ano. Quanto ao uso do Arco de Maguerez houve predomínio de dificuldades na 2ª etapa (pontos-chave) (32%); em contraponto, 43% participantes apontaram facilidade para trabalhar na 5ª etapa (aplicação a realidade); sendo que na amostra 23% e 21% dos educandos, respectivamente, responderam que a comunicação e raciocínio lógico foram as habilidades mais utilizadas. Qualitativamente, a partir da categorização das falas foram encontrados os temas geradores: entendimento da metodologia aplicada, discussão em grupos e resolução problema/caso, trabalho em equipe, processo ensino-aprendizagem, temas/problemas apresentados, avaliação do uso da ABP em relação a sua formação. Indubitavelmente, o uso do Arco de Maguerez pode ser utilizado na formação de técnicos de enfermagem, em todas as disciplinas, e o uso dessa metodologia pode favorecer a autonomia do educando e despertar sua curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindas das atividades essenciais da prática social, além da mudança da práxis.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleUso do Arco de Maguerez no processo ensino-aprendizagem na formação de técnicos em enfermagem à luz do educando: uma experiência com metodologia ativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Sidnéia dapt_BR
dc.identifier.codacervo149792pt_BR
dc.identifier.filename0000082b.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000008/0000082b.pdfpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples


Mantenedor
UNAERP
Plataforma
DSpace
Desenvolvido por
Digital Libraries
Licenciamento
Creative Commons