A percepção dos educadores sociais da Instituição LBV de Ribeirão Preto sobre a questão da violência contra crianças e adolescentes
Resumo
O presente estudo objetivou conhecer e analisar a visão dos educadores sociais da instituição Legião da Boa Vontade de Ribeirão Preto sobre a questão da violência contra crianças e adolescentes. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, e o instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, mediante questões norteadoras que foram aplicadas aos educadores. O referencial teórico pautou-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin que possibilita a compreensão dos sistemas através das relações dos saberes alicerçados no desenvolvimento da dinâmica da Proteção Integral, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, pressupondo apoio e inspiração em princípios das ciências contemporâneas que permitem e promovem um olhar e um pensar multidimensional. Os dados foram analisados mediante o Paradigma da Complexidade e a análise de conteúdo, cuja interpretação constitui-se na atribuição de uma significação mais ampla aos conteúdos analisados. Os resultados apontam a seguinte categoria: "Violência é um método de agredir que não funciona, não agrega nada"e duas (2) subcategorias: Abuso de força, espancamento ou algo relacionado a isso e Conversar sobre a questão. No eixo do conhecimento sobre os procedimentos legais e ações de proteção para a criança e adolescentes no Brasil, a categoria definida foi:"Eu não conheço assim ao certo quais são os procedimentos". Quanto a saber reconhecer se uma criança ou adolescente sofreu algum tipo de violência, apontou-se: "Ou eles se fecham muito ou eles se agitam muito".