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dc.contributor.authorRamos, Paula Gabriela Coettipt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:53Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:53Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/201
dc.description.abstractO mercado profissional para a área da saúde e as evoluções que o mundo vem passando, carregam em suas essências grandes transformações. A inevitabilidade de adaptação às novas circunstâncias afeta diretamente a formação e capacitação dos profissionais, que por sua vez, devem acompanhar essas mudanças. Tem-se, então, a necessidade de uma educação permanente na área da saúde que consiga suprir a necessidade desse novo cenário em transformação. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso da Taxonomia de Bloom e Rubrica como metodologias didático-pedagógicas para elaboração de curso de capacitação em saúde sobre segurança do paciente na modalidade a distância. Trata-se de estudo exploratóriodescritivo com abordagem quantitativa, envolvendo os enfermeiros do Hospital Electro Bonini da cidade de Ribeirão Preto/SP. A fim de possuir dados para comparação, antes do início do curso os sujeitos foram submetidos a uma avaliação, que também foi aplicada após a intervenção. Os valores atribuídos aos testes foram avaliados por meio do teste de hipótese de Wilcoxon, que permitiu analisar a efetividade dos métodos utilizados na capacitação. A média de desempenho dos participantes no pré-teste foi de 4,06, e no teste final foi de 8,48. É notável a diferença entre as médias nos dois momentos da pesquisa. Faz-se, também, de importante entendimento o baixo desvio padrão no teste final, 1,41, confirmando uma relativa homogeneidade no que diz respeito ao aprendizado dos participantes (16% de variabilidade). Diferentemente do pré-teste, que apresentou uma variabilidade de 27%, indicando que os participantes apresentavam diferentes graus de conhecimentos prévios. Com o teste de Wilcoxon, considerando-se um p-value de 0,05 (α = 5%), o p-value do P observado foi de 0.0002 (0,02%), permitindo rejeitar a hipótese nula, pois, o resultado indica que as médias dos dois testes não são iguais estatisticamente, portanto, confirma a hipótese de contribuição da Taxonomia de Bloom e Rubricas para a performance dos participantes. Assim, os resultados demonstraram que o uso da Taxonomia de Bloom para delineamento dos objetivos didático-pedagógicos e da Rubrica para definição dos critérios e indicadores avaliativos de curso de capacitação em saúde, na modalidade a distância, trouxe contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos participantes do estudo.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleCapacitação a distância sobre segurança do paciente com aporte didático-pedagógico da taxonomia de bloom e rubricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCaritá, Edilson Carlospt_BR
dc.identifier.codacervo149780pt_BR
dc.identifier.filename00000835.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000008/00000835.pdfpt_BR


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