dc.description.abstract | O mercado profissional para a área da saúde e as evoluções que o mundo vem passando, carregam em suas essências grandes transformações. A inevitabilidade de adaptação às novas circunstâncias afeta diretamente a formação e capacitação dos profissionais, que por sua vez, devem acompanhar essas mudanças. Tem-se, então, a necessidade de uma educação permanente na área da saúde que consiga suprir a necessidade desse novo cenário em transformação. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso da Taxonomia de Bloom e Rubrica como metodologias didático-pedagógicas para elaboração de curso de capacitação em saúde sobre segurança do paciente na modalidade a distância. Trata-se de estudo exploratóriodescritivo com abordagem quantitativa, envolvendo os enfermeiros do Hospital Electro Bonini da cidade de Ribeirão Preto/SP. A fim de possuir dados para comparação, antes do início do curso os sujeitos foram submetidos a uma avaliação, que também foi aplicada após a intervenção. Os valores atribuídos aos testes foram avaliados por meio do teste de hipótese de Wilcoxon, que permitiu analisar a efetividade dos métodos utilizados na capacitação. A média de desempenho dos participantes no pré-teste foi de 4,06, e no teste final foi de 8,48. É notável a diferença entre as médias nos dois momentos da pesquisa. Faz-se, também, de importante entendimento o baixo desvio padrão no teste final, 1,41, confirmando uma relativa homogeneidade no que diz respeito ao aprendizado dos participantes (16% de variabilidade). Diferentemente do pré-teste, que apresentou uma variabilidade de 27%, indicando que os participantes apresentavam diferentes graus de conhecimentos prévios. Com o teste de Wilcoxon, considerando-se um p-value de 0,05 (α = 5%), o p-value do P observado foi de 0.0002 (0,02%), permitindo rejeitar a hipótese nula, pois, o resultado indica que as médias dos dois testes não são iguais estatisticamente, portanto, confirma a hipótese de contribuição da Taxonomia de Bloom e Rubricas para a performance dos participantes. Assim, os resultados demonstraram que o uso da Taxonomia de Bloom para delineamento dos objetivos didático-pedagógicos e da Rubrica para definição dos critérios e indicadores avaliativos de curso de capacitação em saúde, na modalidade a distância, trouxe contribuições para o processo de ensino-aprendizagem dos participantes do estudo. | |