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dc.contributor.authorZanetta, Patricia Zanon Justinianopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:52Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:52Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/198
dc.description.abstractAo decorrer da história da saúde pública brasileira, muitos problemas foram enfrentados, entre esses os relacionados aos serviços de assistência à saúde odontológica que esteve à margem das políticas públicas de saúde. O acesso à saúde bucal aos brasileiros sempre foi difícil e limitado, em decorrência aos reflexos do que o Brasil passou no contexto político-social ao longo dos anos. Na tentativa de ampliação da oferta do atendimento odontológico, programas e ações foram traçadas e implantadas, adotou-se a estratégia de direcionar recursos e eleger metas prioritárias. Para o sistema ser efetivo o pilar de sustentação são os profissionais da saúde, principalmente os que estão em formação que devem ter conhecimento necessário sobre a situação pública do país e entender seus princípios para tudo funcionar conforme o esperado. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar a visão dos alunos do último período do curso Odontologia de uma Universidade privada do interior do estado de São Paulo sobre o aprendizado na área da Saúde Bucal Coletiva e conhecer sua percepção sobre as Políticas Públicas de Saúde Bucal no Brasil. Trata-se de um estudo de caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, onde foram entrevistados 20 alunos do último ano de graduação do curso de Odontologia da Universidade através de roteiro elaborado para o atendimento dos objetivos do trabalho e a análise de dados foi realizada por meio do método de análise de conteúdo. A maioria dos alunos confirmaram a importância e aspectos positivos das Políticas Públicas de Saúde Bucal, mas foi observado que estes não dominam o conhecimento de como funciona o sistema, tão pouco houve interesse em perspectiva de trabalho neste ramo de saúde pública. A grande maioria dos sujeitos entrevistados, cerca de 90% tem maior interesse nas atividades clínicas tradicionais, mesmo quando pensam em sua inserção no SUS, possivelmente justificado pela grande quantidade de disciplinas na área clínica inseridas no projeto pedagógico do curso de Odontologia. Para a efetivação do SUS e bom funcionamento das Políticas Públicas de Saúde Bucal, é necessário o envolvimento do profissional da saúde no fortalecimento do controle social, para isso a odontologia deve aprofundar a discussão com elementos de aliança com a população, gestão de serviços e perspectiva da clínica ampliada ao serviço público, permitindo assim que as conquistas do SUS tragam benefícios concretos tanto para os profissionais da saúde, ao desempenhar sua função transformadora da realidade social, quanto para a população, a conquistar seus direitos constitucionais.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleA percepção do graduando de odontologia, da necessidade de investimento para políticas públicas em saúde bucalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorBarbosa, Elisabeth Regina Negript_BR
dc.identifier.codacervo149773pt_BR
dc.identifier.filename00000810.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000008/00000810.pdfpt_BR


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