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dc.contributor.authorSoares, Daniela Witterpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:43Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:43Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/169
dc.description.abstractA participação social no desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma diretriz homologada pelas Leis 8080/90 e 8142/90, trazendo a representação social para o âmbito das políticas de saúde, efetivamente, de forma deliberativa. Essa participação social traz à luz a discussão como a gestão do conhecimento deve ser feita, de maneira formal ou informal. A gestão do conhecimento no âmbito do SUS é desenvolvida por políticas de saúde que compreende a Política Nacional de Humanização, Política de Educação Permanente e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade; sendo que as duas políticas são voltadas para trabalhadores da saúde e gestores, enquanto o programa mobiliza o micro espaço de trabalhadores, gestores e usuários do SUS. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo analisar a concepção da educação num Conselho Local de Saúde e seu papel educador perante a comunidade em que representa, na perspectiva dos membros. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivoanalítico, que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. A entrevista constituiu-se na identificação do sujeito e questões que abordam seu entendimento sobre sua atuação no Conselho Local de Saúde (CLS). A amostra foi composta por 07 membros efetivos do CLS de uma Unidade Básica de Saúde, localizada em Ribeirão Preto/SP. O estudo revelou que o CLS é entendido como um espaço para disseminar o conhecimento no sentido de apropriar-se da educação, em sua concepção de educação não formal. O membro do CLS passa a ser educador com características de mediador do conhecimento, diante do indivíduo que os procura para adquirir o saber e, ao mesmo tempo, é o sujeito de sua própria formação, utilizando a transferência de informação com vistas à ocorrência do processo de ensino-aprendizagem por meio da linguagem verbal, informal, no cotidiano de trabalho da unidade de saúde, utilizando suas características humanas como resultado das relações homem e sociedade, pois quando o homem transforma o meio na busca de atender suas necessidades básicas, ele transforma-se a si mesmo e passam a construir uma base que garanta o desenvolvimento de ações de saúde para a comunidade onde o CLS atue.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleConselho local de saúde: um espaço para educação não formal em saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Sidnéia dapt_BR
dc.identifier.codacervo148965pt_BR
dc.identifier.filename0000078a.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000007/0000078a.pdfpt_BR


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