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dc.contributor.authorLima, Mariana Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:43Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:43Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/168
dc.description.abstractConsiderando que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) não devem ser dissociadas do ambiente educacional, ao contrário disso, devem ser inseridas no processo educativo, pois permitem o acesso rápido aos mais variados conteúdos, trocas de experiências e simulações importantes no processo de expansão do conhecimento. A grande maioria dos acadêmicos que frequenta um curso superior na atualidade, fazem parte de uma geração que nasceu e cresceu envolvida pela tecnologia, Internet e redes sociais. Esta conectividade faz parte da rotina destes estudantes e trazer isto para o mundo acadêmico pode ser uma alternativa eficiente para aproximar alunos e professores e para complementar a busca de conhecimento e interação no mundo universitário. Trata-se de um estudo de caráter exploratóriodescritivo, com abordagem quantiqualitativa com o objetivo de avaliar o uso do Facebook como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de uma disciplina de núcleo comum da matriz curricular de estudantes de cursos de graduação da área de Exatas. Após a criação do grupo no Facebook e inserção dos alunos participantes, diversas atividades foram postadas. No final do semestre, aplicou-se um instrumento de coleta de dados para avaliar se o grupo criado no Facebook contribuiu no processo de ensino-aprendizagem dos alunos participantes do grupo. Com a análise dos dados, obteve-se que para 76% dos entrevistados o grupo auxiliou no processo de ensino-aprendizagem e o mesmo percentual gostou das postagens inseridas no grupo, 66% dos alunos sentiram-se à vontade para realizar postagens no grupo. Sobre a facilidade de relacionar as postagens com os conteúdos ministrados em sala de aula, 90% respondeu de forma afirmativa e aproximadamente 71% alegou ter entendido as postagens feitas no grupo. Por fim, 66% dos entrevistados afirmaram já ter utilizado as redes sociais para fins de estudo, enquanto 85% dos alunos acreditam que a ferramenta poderia contribuir no processo ensino-aprendizagem de outras disciplinas. Com os resultados obtidos, conclui-se que o Facebook pode ser utilizado como ferramenta de apoio ao processo de ensinoaprendizagem.
dc.description.abstract
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleFacebook como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCaritá, Edilson Carlospt_BR
dc.identifier.codacervo148964pt_BR
dc.identifier.filename00000789.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000007/00000789.pdfpt_BR


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