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dc.contributor.authorSantos, Duílio Júlio Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:41Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:41Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/162
dc.description.abstractA Educação Ambiental até hoje é tratada por muitas pessoas somente como um “modismo”. Porém, as transformações estão cada vez mais rápidas, tanto na sociedade quanto na natureza. As alterações nessa última, principalmente as mais prejudiciais, são de origem antrópica. Por isso, melhorar o entendimento sobre as questões ambientais é necessário, sendo importante o cumprimento das legislações e dos acordos ambientais que tratam o assunto. Neste contexto, este estudo oferece uma nova visão sobre a metodologia de abordagem da Educação Ambiental no ensino formal. O presente estudo propôs uma metodologia de avaliação referente à Educação Ambiental em instituições de ensino que oferecem o 9º ano do ensino fundamental e discorre também sobre a abordagem da Educação Ambiental como tema transversal. Para realizar a pesquisa foram desenvolvidos e aplicados questionários aos alunos do 9° ano do ensino fundamental, professores e a direção de treze escolas (públicas e privadas) a fim de avaliar a estrutura da unidade escolar referente ao tema. Este estudo foi realizado na cidade de Ituiutaba, região localizada no Triângulo Mineiro. Os resultados obtidos com o instrumento de avaliação, foram satisfatórios e através destas informações desenvolveu-se uma pontuação para avaliar cada item e classificar a escola. Os dados também subsidiaram informações para a construção de uma metodologia de abordagem da Educação Ambiental como tema transversal, trabalhando a temática por meio da problematização, reflexão, análise crítica e do fechamento do assunto, tendo sempre o docente como moderador/facilitador. Através da metodologia, teve a intenção de emancipar o discente para que ele não seja refém das armadilhas paradigmáticas. Na pesquisa de campo realizada, o grupo de escolas da rede particular obteve 70,96 pontos e as escolas da rede pública 65,63 pontos, sendo a rede particular apresentando ter maior contribuição na abordagem do tema.
dc.relation.ispartofDoutorado em Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.titleProposta de avaliação e abordagem referente a educação ambiental em escolas do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorSchalch, Valdirpt_BR
dc.identifier.codacervo148907pt_BR
dc.identifier.filename00000772.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000007/00000772.pdfpt_BR


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