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dc.contributor.authorLisauskas, José Luis Sorianopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:37Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:37Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/146
dc.description.abstractA água bruta que é utilizada na alimentação de reservatórios de caldeiras provém de fontes naturais como rios, poços, lagos, córregos e água subterrânea e dependendo da sua origem pode conter substâncias dissolvidas ou partículas em suspensão que interferirão no funcionamento e vida útil da caldeira. Esse contexto de análise de água e definição de quais tecnologias podem ser utilizadas estão presentes na formação de diversos profissionais da área técnica ou de engenharia, em um processo ensino-aprendizagem tradicional, apresenta-se ao educando teorias e equações para que ele possa realizar os cálculos e tomar as decisões. Contudo, simular todos os parâmetros utilizados para o tratamento de águas de caldeiras por meio de um objeto de aprendizagem seria uma estratégia pedagógica importante para apoiar os educandos no seu processo de ensino-aprendizagem no que se refere à temática seleção de tecnologia adequada para o tratamento de água bruta para caldeiras. O objetivo desse estudo foi apresentar o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para simulação de seleção de tecnologia adequada para o tratamento de água bruta a ser utilizada em caldeiras. O Objeto de Aprendizagem (OA) foi desenvolvido com o Microsoft Access versão 2010 que é um gerenciador de dados da empresa Microsoft Corporation. Foram elaborados por meio da ferramenta Astha Community 7.1.0 - Model Version 37 os use cases de sistema para ilustrar os processos do OA. A linguagem Unified Modeling Language (UML) foi usada para detalhar os referidos processos mapeados e o método de comunicação por desenho Lição de Um Ponto (LUP) foi utilizada para facilitar a compreensão de como o usuário (aluno), utilizará o ambiente implementado. O OA desenvolvido para seleção de tecnologias para o tratamento de água em caldeiras determina o tipo de tratamento adequado da água de alimentação da caldeira por meio da faixa de pressão de trabalho da caldeira, parâmetros físicos e químicos que foram analisados em laboratório (impurezas), que estão contidas na água bruta. O mesmo auxiliará na escolha da tecnologia de tratamento de água de caldeira a partir das impurezas encontradas na água de alimentação da caldeira, tais como silício, dureza, alcalinidade, pH, turbidez, entre outras. O desenvolvimento do OA para apoio ao processo de ensinoaprendizagem de seleção de tecnologias para tratamento de água em caldeiras fará com que os experimentos se tornem mais atrativos do ponto de vista do usuário (aluno), permitindo, ainda, ao docente criar e testar várias situações problema alterando os parâmetros do software de simulação, sendo, portanto, uma ferramenta contemporânea para o processo ensinoaprendizagem.
dc.relation.ispartofMestrado em Tecnologia ambientalpt_BR
dc.titleObjeto de aprendizagem para apoio ao processo ensino-aprendizagem de seleção de tecnologias para tratamento de água em caldeiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCaritá, Edilson Carlospt_BR
dc.identifier.codacervo148229pt_BR
dc.identifier.filename000006f5.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000006/000006f5.pdfpt_BR


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