dc.description.abstract | Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualiquantitativa que tem como objetivo geral elaborar e avaliar um objeto de aprendizagem como ferramenta para prevenção das hepatites virais B e C e promoção de saúde. O estudo contemplou duas Fases: Primeira fase – Elaboração e desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sobre as Hepatites Virais B e C. Segunda fase – Aplicação de um instrumento avaliativo sobre o OA com os usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência de Especialidade Central do município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, sendo realizada análise por meio de estatística descritiva e os resultados apresentados em tabelas e gráficos e para a análise qualitativa utilizou-se a metodologia descrita por Freire (1990). A amostra foi composta por 81 usuários atendidos no CTA no período de 15 de abril de 2015 a 30 de junho de 2015. Para a avaliação do OA foi aplicado um instrumento com nove perguntas. Quanto aos resultados a maioria é do sexo masculino (59,26%), de etnia branca e parda (48,15% e 33,337%) respectivamente; quanto ao grau de instrução 46,91% possuem ensino médio completo ou incompleto, seguido de 28,40 % com ensino fundamental completo ou incompleto. Em relação à avaliação da mídia, a maioria dos sujeitos entrevistados não teve dificuldades em entender os termos utilizados e referiram não ter dificuldades de se prevenir contra as hepatites; 90% responderam que a mídia contribuiu para a sua aprendizagem em relação à prevenção das hepatites e 91,36% consideram muito importante o uso da TIC. Conclui-se a mídia desenvolvida poderá auxiliar na prevenção e promoção de saúde e diagnóstico precoce das hepatites virais B e C, por se tratar de uma tecnologia de fácil difusão e linguagem contemporânea, tornando-se uma ferramenta facilitadora no processo de ensinoaprendizagem. | |