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dc.contributor.authorPatrocinio, Luciana Mazucato Fontes dopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:33Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:33Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://youtu.be/BvU63UrOXUcpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/129
dc.description.abstractTrata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualiquantitativa que tem como objetivo geral elaborar e avaliar um objeto de aprendizagem como ferramenta para prevenção das hepatites virais B e C e promoção de saúde. O estudo contemplou duas Fases: Primeira fase – Elaboração e desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem (OA) utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sobre as Hepatites Virais B e C. Segunda fase – Aplicação de um instrumento avaliativo sobre o OA com os usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência de Especialidade Central do município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, sendo realizada análise por meio de estatística descritiva e os resultados apresentados em tabelas e gráficos e para a análise qualitativa utilizou-se a metodologia descrita por Freire (1990). A amostra foi composta por 81 usuários atendidos no CTA no período de 15 de abril de 2015 a 30 de junho de 2015. Para a avaliação do OA foi aplicado um instrumento com nove perguntas. Quanto aos resultados a maioria é do sexo masculino (59,26%), de etnia branca e parda (48,15% e 33,337%) respectivamente; quanto ao grau de instrução 46,91% possuem ensino médio completo ou incompleto, seguido de 28,40 % com ensino fundamental completo ou incompleto. Em relação à avaliação da mídia, a maioria dos sujeitos entrevistados não teve dificuldades em entender os termos utilizados e referiram não ter dificuldades de se prevenir contra as hepatites; 90% responderam que a mídia contribuiu para a sua aprendizagem em relação à prevenção das hepatites e 91,36% consideram muito importante o uso da TIC. Conclui-se a mídia desenvolvida poderá auxiliar na prevenção e promoção de saúde e diagnóstico precoce das hepatites virais B e C, por se tratar de uma tecnologia de fácil difusão e linguagem contemporânea, tornando-se uma ferramenta facilitadora no processo de ensinoaprendizagem.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleElaboração de um objeto de aprendizagem para prevenção de hepatites virais b e c e promoção de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCaritá, Edilson Carlospt_BR
dc.identifier.codacervo146986pt_BR
dc.identifier.filename00000768.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000007/00000768.pdfpt_BR


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