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dc.contributor.authorBrassarola, Fabio Augustopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-14T00:24:31Z
dc.date.available2021-02-14T00:24:31Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unaerp.br//handle/12345/122
dc.description.abstractNo Brasil, estima-se que entre 2000 e 2030, o número de indivíduos com diabetes passará de 4,5 milhões para 11 milhões, e julga-se que 50% desta população desconhece o diagnóstico. A diabetes mellitus é uma doença crônica, não transmissível, que se destaca pela sua morbimortalidade e como fator de risco para patologias do aparelho circulatório. Com a designação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuarem nos espaços de prevenção de doenças e promoção de saúde evidenciou-se a necessidade de capacitar esse agente de mudanças, preferencialmente, em serviço, para o atendimento à comunidade visando diminuir os riscos de acometimento por essa doença. Nessa direção, o uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino-aprendizagem encontra o seu lugar nesse cenário pedagógico. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia da capacitação de ACS no Município de Ribeirão Preto-SP, sobre diabetes mellitus, utilizando-se de um Ambiente Virtual de Aprendizagem e metodologias ativas de aprendizagem. É um estudo direcionado aos ACS do Distrito Leste da cidade de Ribeirão Preto, englobando todas as Unidades de Saúde que compõem o Programa de Agentes Comunitários de Saúde do referido Distrito. Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado aos participantes um instrumento, previamente validado, para avaliar o conhecimento pré e pós-capacitação, por meio da metodologia selecionada. A capacitação foi realizada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando-se vídeo-aulas para a fundamentação teórica, por meio de material didático e sítios recomendados. Em dois encontros realizou-se a avaliação formativa e a aplicação dos instrumentos. Os resultados demonstraram que houve diferença, estatisticamente, significativa quando considerado o desempenho dos ACS, pré e pós-capacitação. A análise qualiquantitativa utilizada no estudo permitiu a aproximação das percepções dos ACS, bem como a avaliação estatística acerca das informações referentes à amostra e ao tema. O uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem no processo ensino-aprendizagem foi efetivo para a capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.
dc.relation.ispartofMestrado em Saúde e Educaçãopt_BR
dc.titleCapacitação de agentes comunitários de saúde em Diabetes Mellitus utilizando ambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Sílvia Sidnéia dapt_BR
dc.identifier.codacervo145265pt_BR
dc.identifier.filename000008a2.pdfpt_BR
dc.identifier.linkpergamumhttp://pergamum.unaerp.br:8080/pergamumweb/vinculos/000008/000008a2.pdfpt_BR


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