???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unaerp.br:8180//handle/tede/47
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise comparativa ex vivo dos efeitos do preparo de canais curvos com diferentes sistemas rotatórios, por meio de tomografia computadorizada helicoidal
Other Titles: Ex vivo comparative analysis of the effects of root canal preparation with different rotary systems by helicoidal computerized tomography
???metadata.dc.creator???: Versiani, Marco Aurélio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sousa Neto, Manoel D.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desse estudo foi comparar o tempo de trabalho, o transporte, a direço do transporte, o índice de centralizaço e o aumento percentual da área de canais preparados com três sistemas rotatórios, por meio de tomografia computadorizada helicoidal. Molares inferiores (n=40) com ápices completamente formados, ângulo de curvatura = 20° e raio de curvatura < 10 mm foram selecionados e distribuídos em um grupo controle e três grupos experimentais, de acordo com os sistemas rotatórios utilizados: ProTaper (Grupo 1), ProFile (Grupo 2) e ProSystem GT (Grupo 3). Os dentes foram incluídos em uma base de resina acrílica transparente e escaneados por meio de tomografia computadorizada helicoidal. Os canais mesiais foram preparados com diâmetro cirúrgico de 0,30 mm, por um único operador. O tempo de preparo foi aferido, em segundos, com auxílio de um cronômetro digital. O corpo-de-prova foi, então, submetido novamente ao exame tomográfico. O transporte foi mensurado a partir das menores distâncias entre a parede interna do canal e os lados mesial e distal das raízes, por meio de topogramas obtidos nos dois exames tomográficos, representando os terços cervical, médio e apical. A direço do transporte foi definida a partir dos resultados obtidos na mensuraço do transporte sendo que o valor negativo indicou transporte no sentido distal e, positivo, no sentido mesial. O índice de centralizaço foi calculado pela relaço entre as diferenças das mensuraçes obtidas na avaliaço do transporte. O aumento percentual da área foi calculado a partir da diferença entre a área do canal preparado e a área do canal não preparado. O tempo de preparo foi, em média, de 137,22 ± 57,15 , sendo mais rápido no grupo 3 (89,45 ± 5,76 ) que nos grupos 2 (130,2 ± 33,58 ) e 1 (192 ± 56,15 ), respectivamente (p<0,001). O transporte foi, em média, de 0,024 ± 0,141 mm, sem diferença estatística entre os grupos. Houve maior tendência de transporte no sentido mesial. O índice de centralizaço foi, em média, de 0,50 ± 0,27, sem diferença estatística entre os grupos e terços. O aumento percentual da área foi, em média, de 76,90 ± 42,27 %, sem diferença estatística entre os grupos. Verificou-se maior aumento da área preparada no terço cervical, comparativamente aos terços médio e apical (p<0,05). Concluiu-se que o tempo de trabalho foi menor com o sistema ProSystem GT ; não houve diferença, entre os grupos, quanto ao transporte, índice de centralizaço e aumento da área preparada; houve maior tendência de transporte no sentido mesial e maior aumento percentual da área no terço cervical; não foi observada correlaço entre o transporte e o aumento percentual da área preparada no terço apical em funço do ângulo de curvatura, do raio de curvatura e do comprimento de trabalho.
Abstract: The aim of this study was to compare the time of preparation, canal transportation, direction of transportation, mean centering ratio, and the percentage of area increase of canals instrumented using three rotary systems, assessed by spiral computed tomography. Forty lower molars with completely formed apices, curvature angle = 20°, and radius of curvature < 10 mm, were selected and divided into a control group and three experimental groups, according to the rotary systems: ProTaper (Group 1), ProFile (Group 2) e ProSystem GT (Group 3). The teeth were embedded into transparent acrylic resin and scanned by spiral computed tomography. Shaping was performed by one operator and was completed with the instrument #30 at the working length. The preparation time was measured using a digital chronometer. The teeth were then scanned under the same conditions as the initial scan. The transportation was determined by measuring the shortest distance from the edge of canal to the periphery of the root (mesial and distal) before instrumentation, compared to the same measurements obtained from the instrumented images. Three sections from each tooth correlated to the apical, medium and cervical thirds were used. A negative result of the transportation meant that it has occurred to distal direction, while a positive result, to mesial direction. The mean centering ratio was calculated for each section using the ratio between differences of values obtained for transportation. Percentage of area increase was calculated by the difference of root canal area after and before shaping. Mean preparation time was 137.22 ± 57.15 . Group 3 presented the lowest result (89.45 ± 15.76 ) compared with groups 2 (130.2 ± 33.58 ), and 1 (192 ± 56.15 ), respectively (p<.001). Mean transportation was 0.024 ± 0.141 mm with no statistically significant difference between the groups. Most of the instrumented canals were transported toward the outside of the curve. Mean centering ratio was 0.50 ± 0.27 with no statistically significant difference between groups and sections. Percentage of area increase was 76.90 ± 42.27 % with no statistically significant difference between groups. The percentage of area increase for the cervical third was significantly greater than cervical and medium thirds (p<.05). In conclusion, less preparation time was observed for the ProSystem GT group; there were no differences regarding transportation, mean centering ratio and percentage of area increase between groups; the direction of transportation was, mainly, towards the outer aspect of the curvature; the cervical third presented the highest percentage of area increase; no correlation between transport and percentage of area increase regarding working length, angle and radius of curvature was observed.
Keywords: Odontologia
Endodontia
Canal Radicular
Tratamento
Título
Dentistry
Endodontics
Root canal
Treatment
Title
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Ribeirão Preto
???metadata.dc.publisher.initials???: UNAERP
???metadata.dc.publisher.department???: Endodontia
???metadata.dc.publisher.program???: Pós-Graduação em Odontologia
Citation: VERSIANI, Marco Aurélio. Ex vivo comparative analysis of the effects of root canal preparation with different rotary systems by helicoidal computerized tomography. 2006. 198 f. Dissertação (Mestrado em Endodontia) - Universidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2006.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.unaerp.br:8180//handle/tede/47
Issue Date: 21-Feb-2006
Appears in Collections:Pos-Graduacao_em_Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCO AURELIO VERSIANI.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.